Seminário de Vida no ES : Cura interior

06/04/2014 16:29

Neste domingo, refletimos em Lucas 7,36-50. Jesus disse: “Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor". Aquela mulher, vista por todos como grande pecadora, deu o melhor de si, deu suas lágrimas em perfeita contrição dos seus erros, dos seus pecados e das suas faltas. Ela demonstrou grande amor. E por tê-lo demonstrado, grande foi a misericórdia do Senhor para com ela.

A cura das feridas começa quando experimentamos Cristo como um amigo íntimo. Santa Teresa D’Avila nos diz que quando o homem vai se voltando para Deus, vai-se derramando na sua alma a luz divina e os dons do Espírito vão se entranhando no seu ser e assim ele, através do seu amor misericordioso vai curando o nosso corpo, o nosso espírito e a nossa alma.

A cura do corpo é a cura do homem na sua realidade sensível, as nossas enfermidades, em geral. O nosso corpo – dom de Deus –, deve ser amado e respeitado. “Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? (1Cor 6,19)”.

A cura do Espírito  - O espírito é o princípio divino, a vida nova em Cristo ou a parte mais elevada do homem aberta à influência do Espírito Santo de Deus. Para que se efetive a Cura Espiritual faz-se necessário que perdoemos, em primeiro lugar. As doenças do espírito são causadas pelo nosso próprio pecado pessoal.

A cura da alma – a alma é a psique, a mente, a inteligência. Aqui se efetiva a Cura interior, a cura do coração. Deus vai nos curando na nossa vontade, nas emoções (sensibilidade), no intelecto, na imaginação, na memória, nos traumas emocionais desde o momento da concepção. Vamos gradativamente experimentando a suavidade do Pai eterno. Ele trabalha em todas as áreas feridas, bloqueadas, fechadas ao amor enquanto nós vamos crescendo no seu amor e nos abandonando à festa do Amor e da Luz.

"Sem cura interior não existirá qualidade de vida: emocional, psíquica e espiritual... é preciso nela (cura interior) saber investir, com paciência e perseverança! (Padre Adriano Zandoná)". Demonstremos por meio de gestos o nosso arrependimento; grande será o amor do Senhor para conosco. “A quem muito se ama, muito se perdoa”. Experimente o perdão, deixe que a tua fé em Deus te salve!

 

por: Erika Andrade
Trechos Site Tesouro Escondido